“Continuamos empenhados em levar a marca «Artistas de Gaia» a outros municípios, e em cada terra que visitamos, juntamos à bienal artistas desse local. Queremos reafirmar Vila Nova de Gaia como a cidade das artes através de uma programação que assenta em oferecer ao público bons artistas. Damos mais relevo à qualidade do que à quantidade”. Foi desta forma que Agostinho Santos, diretor da Cooperativa Cultural Artistas de Gaia – responsável pela organização da 3.ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2019 – descreveu a terceira edição de um evento que já faz parte do calendário cultural da cidade e da região.
Uma exposição antológica de homenagem ao escultor Zulmiro de Carvalho, mostras inspiradas na literatura ou comissariadas por mulheres ligadas à política, a extensão do evento à Galiza ou a criação de um serviço educativo são algumas das novidades desta edição, apresentada a 31 de Janeiro, no salão nobre dos Paços do Concelho, e que irá decorrer, pela primeira vez, em Lever, na Quinta da Fiação, entre 20 de Abril e 20 de Julho.
Às 14 exposições que aqui estarão patentes, somam-se oito polos dispersos por várias cidades: Alfândega da Fé, Gondomar, Viana do Castelo, Seia, Estremoz, Braga, Monção e Vigo. De acordo com Agostinho Santos, centenas de artistas de vários pontos do país marcarão presença, contribuindo, assim, para o objetivo de “criar pontes entre os mais consagrados e os mais jovens”. Quanto a Zulmiro de Carvalho, o grande artista homenageado, Agostinho Santos não poupou elogios: “é uma grande figura a nível nacional e um nome enorme da escultura contemporânea. Merecia este reconhecimento nacional e internacional”, afirmou o artista, rematando com um dos objetivos que quer que este evento alcance no futuro: “desejamos que as nossas bienais originem diálogos entre todas as formas de arte, como a literatura, o teatro, a música ou a dança”.
O primeiro passo será dado, já nesta terceira edição, com a exposição «Desempacotar a cultura», de Do Carmo Vieira. Tratar-se-á de uma mostra de rostos de figuras da literatura portuguesa, pintados em pacotes de leite vazios. José Saramago, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Natália Correia, Agustina Bessa-Luís, Manuel António Pina, Luísa Dacosta ou Eugénio de Andrade são alguns dos artistas aqui representados. Além das exposições, o evento tem, ainda, um concurso internacional, ao qual concorreram 222 artistas de 13 nacionalidades. À semelhança da edição anterior, são três os prémios atribuídos, cada um no valor de 5 mil euros: Grande Prémio da Bienal/Câmara Municipal de Gaia, Prémio de Escultura Zulmiro de Carvalho/Câmara Municipal de Gondomar e Prémio Águas de Gaia.
Retirado de Câmara Municipal de Gaia